31 de mai. de 2013

Folha

As folhas, botanicamente falando, são órgãos das plantas responsáveis por captar luz e trocar gases com a atmosfera e possuem diversas formas e tipos. Porém, um leigo como eu, não possui conhecimentos botânicos necessários para falar de forma apropriada dessas coisas verdes, geralmente pequenas e que, provavelmente, em todo lugar do mundo, formam tapetes extensos no chão das calçadas.
Folhas não são como as flores, que possuem conotações que vão desde o amor ao ódio, porém são singelas e simples, e em número provavelmente muito maior do que qualquer outra parte de uma planta. Entretanto, elas não se deprimem por não serem vistas como símbolo de algo (salvo algumas) ou de não terem tais conotações. Pelo contrário, conseguiram abrir um leque de opções de utilidade para outros fins fora os básicos para sobrevivência própria.

Quem nunca comeu uma alface ou uma couve? Esse é somente um exemplo simples e prático das folhas. E quem acha que elas são indefesas, está enganado. Provavelmente pouca gente sabe, mas os espinhos (sim, espinhos) são folhas. Você deve está se perguntando que loucura é essa, mas espinhos são folhas responsáveis pela defesa e pela captação de água das plantas. É estranho sim, uma coisa daquelas que todos pensam ser útil apenas para machucar nossos dedos, serem tão úteis quanto parece.

O legal das folhas, é que tem aquele lance todo de elas caírem aos montes, 24 horas durante 7 dias por semana e sempre ter pelo menos uma em cima das árvores. Porém varia das estações. Uns dias estão lindas e acompanhadas de flores e frutos, enquanto outros só se vê galhos secos. Mesmo assim, aquele tapete inconfundível nas ruas, mesmo que não se saiba qual a origem da folha, ou de qual árvore ou espécie ela pertence, é lindo e até divertido. Ou então vai dizer que nunca passaram chutando as folhas na calçada ou simplesmente andar enquanto despedaça lentamente uma delas?

Share Button