1 de jul. de 2016

Análise Sensorial Coca-Cola Zero e Coca-Cola Stevia

A nova Coca-Cola™ de Stévia chegou ao mercado há pouco tempo. Mais precisamente tem poucos dias que chegou na minha cidade. A tal "coca verde" já tinha sido vista na internet e eu fiquei curioso pra experimentar. Hoje mesmo eu comprei uma lata dela e fui tomando e me veio a dúvida se era ou não igual a já famosa Coca Zero™, já que o gosto lembrava um pouco.

Não satisfeito, resolvi voltar ao supermercado e comprar mais uma, dessa vez junto com uma Coca Zero™ pra fazer uma comparação. E o que era pra ser simplesmente algo corriqueiro, uma comparação pra satisfazer uma dúvida pessoal, virou esse texto e essa análise mais elaborada. Obviamente não ficou igual um teste real seguido por grandes empresas, mas eu quis tentar chegar perto disso, perto de algo "o mais científico possível".

Só pra deixar claro que a Coca-Cola™ não tem nada a ver com isso e foi apenas uma "brincadeira" minha mesmo pra sanar a dúvida e pra passar o tempo.

Metodologia

Foram realizados o teste duplo-cego, onde o provador  não sabe qual amostra é qual e o teste de preferencia, onde após a degustação, o jurado escolhe qual gostou mais.
Os jurados foram selecionados de acordo com o que a situação permitia, ou seja, só as pessoas que estavam em casa foram "escolhidas" para o teste: minha avó, minha mãe e eu.

Após a seleção dos jurados, foram separados dois copos transparentes, devidamente numerados e cheios com as duas amostras. Pra cada jurado a ordem das amostras foi diferente. Feito isso, os jurados beberam e avaliaram cada amostra.

Resultados

Antes de realmente citar os resultados obtidos, vamos comparar as informações presentes nas tabelas nutricionais presentes em cada lata:

Porção de 350ml de Coca-Cola Stevia™: 70 kcal; 18g de açucar; 0g de gorduras totais e saturadas; 37mg de sódio

Porção de 350ml de Coca-Cola Zero™: 0 kcal; 0g de açucar; 0g de gorduras totais e saturadas; 49mg de sódio

A partir disso, partimos para os resultados dos testes feitos.

Primeiro foi feito a análise com minha avó
Na divisão dos copos, a Zero ficou com o copo número 1 e a Stevia no copo número 2. Então foi dito que:

1) menos doce; um pouco amarga; mais escura
2) mais doce; mais gostosa; menos amarga; mais clara

A preferência foi para a de Stevia. Na hora de perguntada qual ela achava que era qual, ela acertou que a 1 era a Zero e a 2 era a Stevia.
Já na análise feita pela minha mãe, a divisão ficou invertida, com Stevia no copo 1 e Zero no copo 2. Foi dito que:

1) parece bebida light; doce porém leve; mais doce, mais clara, mais gostosa
2) parece coca normal; mais escura

A preferência foi para a Stevia também. E na hora de pergunda qual era qual, ela errou.
Na minha vez, quem encheu os copos foi minha mãe e eu fiquei de longe esperando. A posição mais uma vez ficou 1 para a Zero e 2 para a Stevia. E foi dito que:

1) gostosa; cor igual
2) mais doce; cor igual; mais gostosa

Minha preferência também foi para a Stevia. E eu também errei qual era qual.

Conclusão

Então, a partir disso, concluo que, a Coca-Cola™ de Stevia é claramente mais suave e mais gostosa que a Coca Zero™, ainda que a primeira vista sejam parecidas. Nenhuma se compara a Coca comum, mas pra quem não pode tomar ou prefere evitar, talvez esse resultado seja importante na hora de decidir.

Todos os resultados mostraram que a de Stevia é mais doce. Isso é claro por ter 18g de açucar a mais. Mas também pode ser explicado devido ao fato de que a Stevia é cerca de  300 vezes mais doce do que o açucar comum.

Então, independente do resultado, eu ficaria com a de Stevia. Além de ser mais saudável teoricamente (ainda que contenha bastante sódio, porém menos que a zero), é mais gostosa quando se compara as duas.

Share Button