31 de jan. de 2014

Berry Smoothies

Bom, acho que essa está sendo uma das piores vezes onde eu fico sem nenhuma idéia de como começar um texto. Vou ficar enchendo linguiça até dar um tanto bom, e dai eu entro no assunto principal. Então, ultimamente eu ando numa vibe saudável, de ficar comendo frutas e ao mesmo tempo, tentando criar (na verdade reprisar) receitas que eu vejo por ai. Sempre gostei muito de cozinha, e mexer com isso ta me fazendo um bem danado, física e psicologicamente. 
Pois bem, numa dessas minhas idas ao supermercado, mais precisamente final do ano passado, me deparei com uma frutinha bem bonitinha e pequena, chamada Blueberry, Mirtilo, Uva-do-Monte, ou do jeito que você quiser chamar. É a mesma coisa. Já tinha ouvido falar da tal "fruta da longevidade" e até visto ela pela internet a fora porém nunca tinha experimentado, e resolvi trazer pra casa. Ah! Um lance ruim sobre ela...pelo menos aqui em Ipatinga, o preço é bem alto. Cerca de 10 reais a caixinha com umas 300g. Enfim, minha primeira impressão no gosto dela não foi das melhores, mas ai pensei: 

- "Porran...gastei 10 reais na caixinha desse troço...vou ter comer mesmo não gostando."


Essas bolotinhas são ótimas pra tudo quanto é coisa no teu organismo
 Foi ai que la pela quinta bolinha eu comecei a gostar de verdade, e hoje ela é uma das minhas frutas preferidas. Seu gosto é parecido com amora (até porque elas possuem a mesma classificação botânica). Daí por diante, sempre que posso eu to com uma caixinha disso na geladeira. 


Ultimamente to me apaixonando por essa classe de frutas, as chamadas "berries"
Enfim, vamos ao foco principal do texto de hoje. Numa dessas minhas procuras por receitas usando blueberry, me deparei com um negócio que chama "Smoothie". Novamente nunca havia ouvido falar dessa bagaça, mas é assim, smoothies são bebidas de textura cremosa, geladas, feitas de frutas. Pra deixar de frescuragem, é parecido com uma vitamina, porém sem leite. Daí achei a receita e resolvi experimentar um smoothie de blueberry. Fui com medo, claro, é uma mistureba de frutas vermelhas que leva, além de iogurte natural, uma coisa que eu simplesmente não gosto.
Então vamos a receita, prepare o papel e a caneta:

Ingredientes 
  • 1 xícara de morango
  • 1 xícara de framboesa
  • 1 xícara de blueberry
  • 1 banana 
  • 1 copo de iogurte natural  
  • 1 copo de gelo 
  • 1 / 4 xícara limonada
A receita que eu acompanhei, falava também pra colocar uma tal de proteína em pó, porém era opcional e obviamente que eu optei por NÃO colocar. Sobre as framboesas, como Ipatinga é uma cidade muito grande, é claro que eu não achei framboesas, mas substitui por amoras (e cara, nunca tinha visto amoras tão grandes antes). Elas são basicamente a mesma coisa, e pelo visto não altera em nada o sabor. Outro ADENDO que eu queria fazer, era sobre as medidas. Se quiser ficar medindo as xícaras, beleza, mas nem precisa. Basta colocar uma bandeja inteira de cada fruta (menos da banana claro) e é isso ai mesmo, da certo do mesmo jeito. E sobre os limões, basta cortar dois limões e usar 3 metades (a última você guarda na geladeira). Vamos ao modo de fazer, prestem atenção porque é meio complicado, ai talvez você vá se embolar:

Modo de Preparar 
  • Põe tudo no liquidificador e bate. Sirva imediatamente.
Fácil demais
Difícil né?! 
O resultado é este:
Bom demais...sério!
É uma receita relativamente barata, deu uns 20 reais no máximo. O gosto, cada um tem o seu, minha avó particularmente achou muito amargo mas eu achei no ponto. Sim, não ficou docinho, talvez por eu ter usado mais amoras vermelhas do que pretas, além do fato de que tem algumas blueberries mais azedas que as outras (geralmente as maiores são mais doces) e também tem suco de limão no meio, isso influencia. Mas nada que estrague o sabor dessa bebida. Queria ter falado dos benefícios da blueberry e dos smoothies (principalmente nesse calor de IpaHell) mas acho que já ta bem grande o texto-receita, ai talvez outro dia se pá, eu elaboro (ou copio mesmo foda-se) algo legal sobre.
Bom, é isso ai, espero que curtam e gostem do resultado, e se forem tentar, me falem o que acharam e se precisarem de ajuda, só me perguntar.

UPDATE: Segundo a minha eterna e fiel revisora (e opinadora) Robs, o tipo de limão pode ter influenciado no gosto mais amargo (novamente, isso não deixa ruim, porém tem gente que não gosta e prefere mais doce). Eu comprei limão Tahiti, ela indicou um tal de limão galego. Então, fica a dica ai dela, que é tão boa na cozinha quanto eu (acho que melhor hein haha).

Au Revoir!

Share Button