2 de jul. de 2014

Espaguete com Queijo de Cabra

Fala aê!
Como vão vocês? Preparados pra mais uma receita de encher a boca d'água?

Como todos sabem eu gosto de cozinha. Pra mim é um dos melhores lugares de uma casa e é de lá que saem coisas sensacionais. Adoro mexer com comida, descobrir novos sabores e novos ingredientes. 
Hoje tava sendo um dia comum, só mais uma quarta feira (porém sem aula). Sai pra fazer minhas coisas e dentro do ônibus, resolvi olhar o Instagram.

Tive uma surpresa ótima assim que abriu o aplicativo. Eu sigo a galera do Gula Blog (aproveitar pra fazer o merchan do site deles) e como sempre, elas postam fotos de receitas incríveis lá. Digo elas porque a maioria é mulher, só tem um cara lá na equipe. Enfim, eu tava morrendo de fome e assim que vi a receita e percebi que ela fácil de fazer, não pensei duas vezes e corri pra pedir minha avó pra comprar os ingredientes pra eu fazer.

No começo eu achei estranho demais, aquele tal queijo de cabra. Nunca tinha ouvido falar, e fiquei meio temeroso quanto a ele, porém fui na onda de achar que ele é parecido com queijo de búfala (que é ótimo por sinal) e comprei mesmo assim. O preço é salgado...peguei o menor pedaço e paguei cerca de 10 reais por um pedaço de 120g, bem pequeno. Chegando em casa, ao picar, resolvi experimentar. Estava eu, minha avó, minha tia e a Princesa na cozinha. Pra que...só de abrir o pacote já senti aquele cheiro horrível daquele queijo. Mas mesmo assim, fui lá, piquei e quando coloquei na boca, outra surpresa...que gosto horrível que aquilo tem, pelamor de Deus. Passei pra minha avó e ela adorou, já minha tia...é...minha tia cuspiu. Chegando de penetra, meu tio foi e experimentou e adorou também, tanto que só parou de comer poque eu mandei senão não ia sobrar pra fazer o molho. 

Ta, depois de ouvir vários "esse queijo é horrível, logo o molho tbm deve ficar péssimo...vc gastou dinheiro atoa com isso" resolvi seguir em frente, ligar o foda-se e continuar, no pensamento de que "vai misturar tudo depois, portanto, deve mascarar o sabor forte desse queijo". Dito e feito...assim que o molho fica pronto, o gosto predominante é o do parmesão. Foi uma surpresa pra todos aqui em casa.
Parafraseando a Flávia do Gula Blog, "não deixe de experimentar o prato por implicância com o queijo, ele é suavizado pelo creme de leite."

Enfim, vamos a receita.

Ingredientes


  • 300g de macarrão do tipo espaguete número 8
  • 200ml de creme de leite (caixinha de 200g)
  • 40g de manteiga
  • suco de 1 limão siciliano
  • raspas da casca de 1/4 do mesmo limão
  • 120g de queijo de cabra
  • 50g de queijo parmesão ralado


Obs: Na receita retirada do site, pede os 50g de parmesão. Eu coloquei esses 50g, o que equivale ao um pacotinho pequeno inteiro, e sinceramente...ficou muito. Não estraga a receita, não fica ruim, porém fica muito. Foi a única reclamação que todos aqui em casa fizemos. Então, minha dica é diminuir um pouco..talvez colocar metade do pacote ou um pouco mais.

Modo de Preparo

Primeiro, pra adiantar, misture o creme de leite com o limão siciliano e reserve na geladeira por 30 minutos.
Cozinhe o macarrão, de acordo com o especificado pela marca.
Em uma panela, derreta a manteiga e adicione aquela mistura de creme de leite e suco de limão que ficou na geladeira.
Quando ferver, adicione os queijos e mexa para que forme um molho homogêneo. (Minha dica aqui, é cortar o queijo de cabra em cubinhos pra facilitar o derretimento.)
Despeje o molho sobre a massa e misture.
Acrescente as raspas de limão e sirva.

Simples demais. E muito gostoso. Essa receita rende bastante, pelas minhas contas, rende uns 4-5 pratos cheios.
Uma coisa boa desse queijo de cabra, é que ele não tem lactose, porque durante seu processo de maturação ela é totalmente eliminada pela cultura de lactobacilos, então quem é intolerante à lactose pode consumir sem problemas. E quem não curte a idéia de conservantes, ele não tem, porque não é permitido seu uso na produção deste queijo.

Na foto não ta misturado, porque eu tirei antes hehe.
Então é isso...foi uma receita feita tão "do nada" e tão surpreendente, que rendeu essa resenha. Com certeza vai entrar pra minha lista de receitas preferidas.
Uma dica que as meninas dão, é que pode ser comido no café da manhã também, acompanhado de café ou vinho.
Recomendo visitarem o blog delas, que tem muitas outras receitas pra todos os gostos. Lá tem o link pras outras redes sociais.
Um abraço.

Fonte: Gula Blog


Share Button