10 de jul. de 2015

O Enigma Marrom

É um fato. Defecar, cagar, fazer cocô, bater um barro, seja lá qual for o nome que você dá pra esse ato natural, é indiscutível que todos nós fazemos. Isso não é nada mais, nada menos que o que sobra depois que nos alimentamos. E apesar de parecer simples, antes de chegar nesse aspecto, o bolo alimentar passa por alguns processos que dependem de uma boa alimentação e de uma saúde em dia, pra sair do jeito ideal.

"Mas jeito ideal? Isso é cocô, é bosta...sair é o que importa."

Sim, sair é o que importa, afinal, se não sair teremos grandes problemas também. Mas ele precisa sim sair de um jeito "legal", indicando assim, que seu trato gastrointestinal (e seu organismo) está trabalhando corretamente. Além também, de auxiliar no diagnóstico de várias outras doenças, principalmente aquelas causadas por parasitas. Inclusive, foi descoberto que as fezes podem conter ouro e outros metais preciosos. Duvida? Confira aqui.

Geralmente, as fezes têm aspecto marrom e pastoso, porém pode aparecer nas mais variadas formas, tamanhos e cores. As fezes ideais, apresentam 75% de água na sua composição e 25% de material sólido. O material sólido é composto por bactérias mortas, alimentos indigeríveis (fibras) e outros compostos lipídicos. Variações mínimas nas concentrações de água interferem na sua consistência. Fezes moles apresentam, mais ou menos, 80% de água e as líquidas 90%. Diarréias potentes podem ser constituídas de 100% água, em alguns casos graves. 

Em 1997, o Dr. Ken Heaton criou uma escala que define em sete categorias as fezes, relacionando o cocô com o tempo que ele permanece no cólon, local onde as bactérias estão mais presentes.

Tipo 1: Pedaços duros e separados (bolinhas)

Característica de um desbalanço da flora intestinal, muito grave, possivelmente relacionada com uma inflamação no intestino. Há uma reabsorção muito grande de água e está fortemente relacionada com a constipação, que é a dificuldade fazer cocô.

Tipo 2: Forma de salsicha, mas granuloso

É uma condição muito parecida com a do tipo 1, porém, menos grave. Muito comum em pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritado.

Tipo 3: Como uma salsicha, mas com fissuras em sua superfície

Aí já pode ser considerada normal, porém, indica um princípio de desregulação nos processos intestinais.

Tipo 4: Como uma salsicha, porém lisa e mole

As fezes perfeitas! Típica daquelas pessoas que vão ao banheiro para fazer cocô uma vez por dia. Porcentagem de fibras na medida certa!

Tipo 5: Bolhas suaves com bordas nítidas 

Tipo de fezes quase perfeitas, pois sai de maneira fácil. Comuns para aquelas pessoas que vão ao banheiro de 2 a 3 vezes ao dia, geralmente depois de grandes refeições.

Tipo 6: Peças fofas com bordas em pedaços

Este tipo representa um princípio de desarranjo intestinal. Está diretamente relacionada com o aumento de pressão sanguínea e estresse. É o cocô típico quando bate aquele nervosismo...

Tipo 7: Aquoso, sem partes sólidas, inteiramente líquido

Diarréia. Fezes totalmente líquidas que causam desidratação e muita dor de barriga. Relacionada com viroses e também presente em muitas crianças que ainda não tem a flora intestinal totalmente formada e também em idosos.

A cor ideal do cocô é marrom. Cores diferentes, podem indicar algumas disfunções intestinais e também no organismo em geral. 

Fezes Esbranquiçadas (ou acizentadas)

Se as fezes tiverem esse aspecto é porque está faltando estercobilina na sua composição. Um pigmento escuro, presente nas fezes humanas, que é formado no final da digestão. Pode indicar algum problema no fígado ou na vesícula biliar.

Fezes Avermelhadas

Pode ficar vermelho por conta da alimentação (quem nunca assustou, mas depois lembrou que comeu beterraba?). Mas, se ela persistir, pode significar que você está com algum sangramento no tubo digestivo. Hemorróidas são a principal causa desse tipo de ocorrência.

Fezes Pretas (bem escuras)

Significa que houve um sangramento no início do tubo digestivo. Por exemplo: se você tiver um sangramento na boca ou garganta, o sangue ingerido vai alterar a cor das fezes.

Fezes Amareladas

Fezes engorduradas, indicando que tem muita gordura no organismo. Fezes dessa cor geralmente flutuam sendo que o normal é afundarem. Também é um indicativo de problemas no fígado.

Fezes Esverdeadas

Quando ele está com aspecto verde significa que sua dieta contém excesso de ferro ou suplementos alimentares. Infecções ou inflamações também podem deixar as fezes com esse aspecto.

É isso pessoal. Antes de dar descarga, é realmente importante dar aquela olhadinha no material excretado pra ter uma ideia se tudo vai bem, caso não tenha, procure um médico. Dúvidas ou sugestões, só utilizar a caixa de comentários abaixo. Até a próxima.

Fonte: Dicas CaseirasBiologia Total

(a pedidos, créditos do título a saudosa e mais nova amiga @Reinaluna)

Share Button