30 de jan. de 2015

Banho de Vapor Vaginal

Primeiramente, antes que parem de ler achando que se trata de um conteúdo pornográfico, saibam que estão enganados.  Estava lendo algumas notícias, e me deparei com um tratamento estético que vem causando FRENESI nas mulheres californianas. A atriz Gwyneth Paltrow revelou para os jornais americanos, que se submete a um procedimento de vaporização da vagina e do útero. A técnica chamada de Vaginal Steam Bath (Banho de Vapor Vaginal) é um procedimento no qual a mulher senta numa espécie de mini vaso sanitário e uma combinação de raios infravermelhos e vapor de Artemísia limpa o útero, e outros órgãos.

Dizem também que faz um balanceamento hormonal na mulher. Também tem a razão espiritual e emocional da prática, mas, essa parte ai eu sinceramente não acredito muito. Bom, dei uma leve pesquisada sobre o assunto, achei bem interessante mas ao mesmo tempo, pontos divergentes sobre o tema. Esse texto não vai ter como ficar pequeno igual eu queria, mas, tenham paciência.
A origem dos banhos de vapor vaginais na literatura é contraditória, uns falam que o "chai-yok" vem da Coréia; já outras fontes dizem que é um remédio maia antigo, conhecido como "bajo" (pronuncia-se "barrô"). Esses banhos, utilizam ervas secas, efervescidas em um vaso grande e a mulher, sem calcinha, senta-se sobre este, para obter os benefícios curativos do vapor e das ervas. Os spa's estão atualmente cobrando de $20 a $50 (cerca de R$50 a R$150) para sessões de 15 a 45 minutos.


É uma prática também, semelhante a "moxabustão", presente na acupuntura, que consiste na aplicação de calor a acupontos direcionados.

De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, evidencias científicas não apoiam as afirmações de que a moxabustão é efetiva na prevenção ou tratamento de câncer ou de nenhuma outra doença. Entretanto, existem benefícios de saúde proporcionados pelos banhos de vapor e saunas, em geral, e muitos remédios de ervas são agora amplamente aceitos como tratamentos nas medicinas orientais e ocidentais.

Apesar dos múltiplos benefícios ditos da vaporização vaginal, muitos obstetras e ginecologistas não são muito animados com essa idéia. "Provavelmente, isso trás satisfação porque o calor aumenta o fluxo sanguineo para toda a área vaginal, incluindo o clitóris, o que poderia excitar algumas mulheres." diz Hilda Hutcherson, médica ginecologista e obstetra no Centro Médico e Universitário de Columbia e autora do livro: A Woman’s Guide to Getting the Sex You Want, Need and Deserve (sem tradução no Brasil, mas achei ele pra comprar na Livraria Saraiva clique aqui).

Os livros dela parecem interessantes. Tem um outro chamado: What Your Mother Never Told About S-E-X (clique aqui) que parece bem bacana também pra quem curte esse tipo de leitura ou simplesmente só quer aprender.

Voltando ao assunto, ela continua dizendo que se chegar muito perto da chama, pode-se ter queimaduras de segundo grau. Além disso, o próprio vapor pode aumentar a umidade na região, tornando-a mais suscetível ao crescimento de leveduras e bactérias hostis, aponta Taraneh Shirazian, também médica ginecologista e obstetra no Hospital Mount Sinai, em Nova York. Sem falar que não tem jeito do vapor realmente alcançar seu útero para supostamente purificá-lo. Outros médicos, como o Doutor Camilo Gonima, têm a mesma opinião. Ele chega a dizer que "não vejo nenhuma base para quaisquer efeitos significativos sobre a fertilidade ou ciclos menstruais."

A fertilidade é um dos benefícios pregados pela prática. Uma proprietária de um spa na Califórnia, disse que as vaporizações a ajudaram a ficar grávida aos 45 anos de idade, com apenas 5 sessões, após ela ter tentado por 3 anos.

Tem também o ponto de vista empírico, os banhos vão literalmente subir através do chakra raiz e limpar tudo que há pelo caminho dele. Por esse motivo é possível que tenha experiências perturbadoras ou memórias indesejáveis dos parceiros que estejam "ligados" a você enquanto toma esses banhos de vapor. No entanto, também pode-se usar os vapores para aumentar o amor ou a fertilidade em sua vida e, se o chakra raiz estiver bloqueado, os banhos de vapor podem ajudar a promover a energia de que necessita.

Alguns exemplos de ervas e suas devidas funções são:

Alecrim: aumenta a circulação para os órgãos reprodutivos além de ser anti-séptico e purificante.
Lavanda: uma das ervas mais relaxantes, acalma a mente e do corpo. Nutritivo para o sistema nervoso. A lavanda serve de anti-séptico para os tecidos vaginais. É também um anti-espasmódico, auxiliando na função uterina saudável.
Orégano: usado para trazer a menstruação. Aumenta o fluxo escasso. Esta erva é usada por suas qualidades anti-sépticas, estimulantes e fortalecedoras. O orégano é uma erva maravilhosa para ajudar na prevenção da infecção.
Calêndula: Tagetes erecta é utilizada para induzir a transpiração e a limpeza dos tecidos vaginais. Ela também é curativa para feridas. Calendula officinalis auxilia na cicatrização de tecidos dos lábios e do períneo quando submetidos a episiotomia. Nota: Não deve-se o vapor em uma ferida aberta, isso poderia causar dor e inchaço.
Pétalas de rosa: são delicadas e adstringentes para os tecidos dos órgãos genitais. É também relaxante.

Outras ervas usadas em combinação com as ervas acima: Erva de São João, Trevo vermelho, Camomila, Dente-de-Leão, dentre outras. Na medicina tradicional chinesa, as ervas mais usadas são a Artemísia e a Absinto.

Agora vou listar alguns benefícios do tratamento, e vocês leitores tirem suas conclusões.

  • Melhora a circulação, o fluxo sanguíneo para a área
  • Proporciona sensação de bem-estar
  • Relaxamento
  • Limpa e tonifica a pele
  • Alívio de dores (devido ao aumento do fluxo de sangue e oxigênio para a área lesada)
  • Melhoria do sono
  • Aumenta a fertilidade

Algumas condições que podem ser beneficiadas com a vaporização: miomas uterinos, menstruação dolorosa, fraqueza uterina, prolapso uterino, ciclos menstruais irregulares, cistos ovarianos, endometriose, cicatriz por episiotomia, e sangue roxo ou marrom escuro no início ou no fim da menstruação.

Casos em que não se deve praticar a vaporização: ciclos menstruais extremamente densos, não fazer durante a menstruação, se você tiver com uma infecção vaginal, feridas abertas, feridas ou bolhas, não fazer se você estiver grávida ou achar que pode estar grávida. Se você tem piercings genitais, tire-os, o calor fará com que o piercing esquente e a queime.

Pra quem quer tentar, eis aqui um tutorial de como fazer em casa. (obs: todo cuidado é pouco pra não se queimar, faça por sua conta e risco).

Materiais:

  • Um punhado de ervas da sua escolha (mais abaixo vou listar os benefícios holísticos de cada uma)
  •  2L de água (sei que a água ta acabando mas...)
  • Uma cadeira com um buraco no meio (preferencialmente de madeira ou algum material natural)
  • Cobertores ou toalhas

Como fazer:
Coloque as ervas para ferver na panela. Se as ervas utilizadas forem secas, dobre a quantidade de ervas para a mesma quantidade de água. Ferva por vinte minutos e retire a panela do fogo. Após isso, coloque a panela fumegante de ervas no chão e sente-se sobre a cadeira. Seu corpo deve ficar um ou dois metros acima das ervas fumegantes. Você deve ficar nua da cintura para baixo, mas com a toalha ou cobertor enrolados ao redor de sua cintura e pernas para manter o calor. Permaneça na cadeira absorvendo o vapor de ervas em sua vagina durante vinte minutos. Se sentir que o vapor está lhe queimando, remova o pote de ervas e deixe esfriar por cinco minutos.

Simples assim. Mas, uma observação, depois do processo, é preciso ter cuidado com a exposição ao frio e não dormir em um quarto com ar condicionado. Mantenha-se aquecida após o banho de vapor. O ideal seria ir diretamente para a cama e cobrir-se bem por uma hora. Isso servirá para reforçar o tratamento e deixar seu corpo processar os efeitos curativos do banho de vapor vaginal. Repita o banho por cerca de 7 dias antes de sua menstruação. O processo pode ser repetido todo mês, até sentir melhora.

Ervas e seus benefícios holísticos

Sorte
Aloe Vera, Narciso, Rosa.
Amor
Alecrim, Arruda, Camomila, Canela, Cardamomo, Coriandro, Gerânio, Jasmim, Lavanda, Limão, Lótus, Manjericão, Margarida, Rosa, Tomilho.
Fertilidade
Gerânio, Murta, Narciso, Pinho, Visco.
Cura
Alecrim, Arruda, Canela, Carvalho, Eucalipto, Rosa.
Purificação
Alecrim, Camomila, Lavanda, Louro, Salsa, Tomilho.
Aumentar Interesse Sexual
Oliva.
Libertação de Vergonha Sexual Passada
Pinho.
Conexão Corpo-Mente
Calêndula, Jasmim, Rosa.














Obs: As informações que eu coloquei aqui, são apenas para fins educacionais e de curiosidade. Não estou propondo diagnóstico, tratamento ou receita para qualquer doença. A decisão de usar ou não usar qualquer uma dessas informações é de responsabilidade exclusiva de quem está lendo.

E ai, ficou de curioso pra experimentar ou já fez alguma vez? Deixe sua opinião nos comentários.


Share Button