21 de abr. de 2014

TOP 5

Todas as pessoas que me conhecem sabem que meu estilo de música favorito (não único), é o metal e suas mais variadas vertentes. Ao contrário do que muitos pensam, esse estilo de música não é apenas gritaria e sons aleatórios, e sim é composto por uma serie de melodias e arranjos bem trabalhados. Dentro de uma banda, o vocalista, consiste numa peça importante, pois é ele quem vai transmitir a mensagem contida através da letra da música. A maioria dos que não curtem o estilo, pensa que é só chegar e gritar no microfone que está tudo certo, mas não pensam que exige um preparo vocal excelente para se chegar onde a banda demanda. Pensando nisso, e de acordo com alguns critérios meus, decidi montar meu TOP 5 dos vocalistas atuais do metal. E fica a dica pra você que não conhece nenhum deles e quer expandir seu conhecimento e seu gosto musical.

1º) Christian Älvestam
Não tinha como colocar outro vocalista nessa posição, esse sueco é simplesmente perfeito, completo. Sua capacidade vocal impressiona pelo fato de, geralmente na mesma música, mesclar desde o vocal mais suave e meloso, até o gutural mais rasgado e pesado. Seu potencial é tamanho, que a banda mais famosa que ele participou, Scar Symmetry, precisou de dois vocalistas pra suprir a ausência de Christian. Um pra gutural e outro pra partes limpas. O cara é simplesmente fenomenal. Outro exemplo, é que ele tem um EP solo de música mais pop (com uns saxofones épicos), ou seja, não é metal que ele canta. Primeiro lugar disparado nessa lista.


Como dito anteriormente, ele não é vocalista apenas de metal:


2º) Einar Solberg
Cunhado do aclamado Ihsahn, possui um potencial vocal invejoso. Esse norueguês integrante da banda também norueguesa Leprous, consegue, assim como Christian Älvestam, mesclar guturais e vocais limpos na mesma música, às vezes até na mesma frase.


3º) Ross Jennings
Não tem como não apaixonar pela voz desse cara. Vocal unicamente limpo em praticamente todas as musicas, mas não perde pontos por isso, pelo contrário, ele ganha pontos com isso. Uma voz suave e muito gostosa de ouvir, que combina perfeitamente com as melodias e nuances do som da sua banda Haken.


 4º) Mikael Åkerfeldt
A primeira vez que eu ouvi Opeth, eu fiquei extasiado por aquele gutural pesado e rasgado, porque até então eu não havia ouvido algo parecido. Somado daquelas guitarras com acordes incomuns e uma bateria brutal, a voz de Mikael é sem dúvida uma das melhores atualmente. Sem contar a sua perfeita voz limpa, que atua em meio aos gritos e também em solo nas baladinhas apaixonantes.


5º) James LaBrie
Eu particularmente não gosto muito da voz dele, apesar de achar que é uma das únicas que combina perfeitamente com o Dream Theater. E sem contar também que é minha banda preferida. Resolvi colocar ele em quinto lugar por conta disso e por conta do passado dele. Recordes de alcance vocal e um potencial impecável.


Share Button